Como o nosso tema da semana é Fé, vou trabalhar bastante com versículos da bíblia neste post, porém vou falar um pouco sobre uma experiência pessoal que vivi no coaching. Vamos iniciar analisando o seguinte versículo:
E ele, tocando nos olhos deles, disse: "Que seja feito segundo a fé que vocês têm!" Mateus 9:29
Eu amo este versículo de Mateus 9 que narra a resposta de Jesus para dois homens cegos que O seguiam clamando por cura (vs. 27 e 28). Nele Jesus vira pra estes dois homens e diz que eles já tem a fé necessária para atender aquele pedido! Que incrível isso! Dentro deles já tinha a resposta para o problema que eles enfrentavam. A fé era o solução para o problema. Ele não fez isso nem uma, nem duas vezes... mas, por várias vezes o Mestre olha para as pessoas e às curam de acordo a fé que elas possuem. Quantas vezes lemos, vá a sua fé te curou?
É muito maravilhoso e ao mesmo tempo desafiador. Porque a frase que coloquei como título faz mais sentindo ainda. Lí esta frase no Instagram do Geração de Valor e ela saltou diante dos meus olhos. Tudo o que escrevo para vocês é para mim também. Todos os textos, frases e vídeos vem de experiências que eu estou vivendo na minha vida ou na vida de pessoas que amo! A vida realmente é um aprendizado! Hoje mais do que nunca, estou vivendo um tempo onde a minha Fé precisa ser ativada constantemente. Em um dos meus treinamentos de Formação de Coach fui levada a fazer um exercício que mexeu muito comigo. Eu precisava colocar as minhas metas e os recursos que eu precisaria para alcançar esta meta. O exercício te leva a buscar fases da sua vida onde você já usou os recursos que você precisa pra realizar a sua meta. Quando chegou no recurso Fé, eu fiquei intrigada. Quando a minha ficha caiu do meu maior ato de fé meus olhos se encheram de lágrimas. O meu maior ato de fé foi quando me casei aos 19 anos com o meu esposo. Pode ser que para você se casar não seja um ato de fé, mas pra mim era... e muito grande.
Bem, durante toda a minha infância e adolescência todo o meu referencial de casamento era negativo. Eu não tinha sonho nenhum de me casar, até conhecer o Anderson e passar por um longo processo de cura. Porém, quando chegou a hora de me casar de verdade, todos os meus medos e inseguranças bateram na porta do meu coração. O que me fez dizer sim na igreja no dia 17 de Abril de 2014, foi a fé que eu poderia mudar o rumo da minha vida, eu podia ser a diferença, que eu poderia ter um casamento de sucesso. Eu poderia ser a solução. É claro que um casamento não depende só de uma pessoa, porém eu tive fé que no que dependesse de mim, o meu casamento seria um sucesso. Eu entendi que eu era responsável pela minha felicidade. E eu queria ser feliz ao lado do meu noivo (é claro que foram 3 anos de muita análise, prestava muita atenção nas atitudes e no caráter dele, não sou boba né? 🤣 uma longa história que conto depois pra vocês!).
Tenho muito orgulho em dizer que temos 14 anos de sucesso em nosso casamento. Não é perfeito, pois eu sou falha e ele também. Mas todas as vezes me lembro que eu sou responsável pela minha felicidade e assim temos tido sucesso. Não tivemos as grandes crises que muitos dizem passar e até agora um bom diálogo e autorresponsabilidade tem nos ajudado muito a seguir em frente. Ou seja, dentro de nós está a solução se tivermos dispostos a agir. Precisamos fazer boas escolhas, precisamos ter boas ações... Está tudo aí dentro de você. Embutido no seu interior, você só precisa colocar em prática.
Você não pode deixar o fracasso te definir, quem disse que porque não deu certo uma vez não dará na próxima que você tentar? Temos tantas histórias de pessoas que fracassaram, mas por persistirem em busca do sonho, conquistaram.
Qual recurso você precisa usar? Procure na sua vida alguma vez que você tenha usado este recurso, eu te garanto que você vai encontrar. Coragem, resiliência, alegria, fé, amor, perdão, ânimo, serenidade, compreensão, sabedoria, equilíbrio, confiança, verdade, foco... o que você precisa está aí dentro de você.
O que você precisa fazer é usar a ferramenta certa! Como você pode fazer? Escreva o seu sonho em um papel e escolha 3 recursos que você precisa para começar a executar este sonho, agora para e pense bem... em qual momento da sua vida você usou este recurso? Como você pode extrair de você este recurso? Quando você pode usa-lo? Pronto, agora que você descobriu o recurso vá em frente! Rumo ao seu sonho.