top of page

5 sinais de que você é a pessoa tóxica na amizade. Será?



Você já teve um amigo tóxico? Já presenciou na terceira pessoa um de seus amigos serem manipulados ou maltratados por um amigo tóxico? Se já, você sabe o quão chato, difícil e desgastante esse tipo de relacionamento pode ser.

Existem diferentes tipos de toxicidade em um relacionamento, e vão do básico que sugam a sua energia, até o extremo onde os abusadores, narcisistas e sociopatas existem e infernizam a a vida do outro. Mas, todo tipo de pessoa tóxica cria um fardo que pode ser difícil de superar. 

O engraçado de tudo é que a maioria dos seres humanos tem uma vitimização instantânea e raramente se enxergam como o lado podre da maçã. Mas, e quando o problema não é a outra pessoa, mas é você? Já pensou nisso? Já analisou os seus relacionamentos pra ver se você está intoxicando o próximo?

Às vezes, quando a toxicidade é mais sutil, tipo a negatividade arrogante de alguém que recentemente teve seus sonhos destruídos ou quem sabe um solitário miserável que desconta a raiva em cima de todo mundo que ele conhece, coisas corriqueiras que não são colocadas em enredos de filmes, é mais difícil perceber.

Além disso, a toxicidade é contagiosa e, quando você está infectado, você se torna tóxico.

Pode ser que você tenha notado que os seus amigos se distanciaram de você nos últimos tempos, quem sabe algum até teve a coragem de dizer que você estava um pouco difícil nos últimos dias. Talvez você se lembre de algumas vezes em que conversou com seus amigos e não sentiu empatia com o que eles estavam compartilhando com você. Sabe aquela amizade que é tão antiga que você pode se dar ao luxo de ser estúpido com eles e conseguir se “safar”.

Enfim! Pode ser que sim, pode ser que não, porém não custa nada saber se você foi picado pelo mosquito da toxidade. Veja se você possui algum dos sinais que indicam que você pode ser o agente tóxico do relacionamento e caso a resposta seja sim se prepare para fazer uma mudança e salvar os seus relacionamentos. 

1. Você só quer falar sobre si mesmo?

Sobre o que você fala quando conversa com seus amigos? Quando eles estão compartilhando algo com você sobre eles você ficam impaciente querendo compartilhar algo da sua vida que considera mais importante? Você sabe o que seus amigos estão fazendo? Se estão vivendo algum desafio? Precisando de alguma ajuda? Ou você apenas parece querer falar sobre seus próprios problemas e nunca perguntar como eles estão indo?

O egoísmo é uma das formas de toxicidade mais sutil e difícil de detectar em nós mesmos, porque é natural para nós, seres humanos, nos preocuparmos com as nossas coisas e sempre tentar prioriza-las. No entanto, se tudo o que você sempre quer falar é de você mesmo e nunca se interessar pela vida de seu amigo, você pode na verdade ser o tóxico do relacionamento. A arte da amizade é saber falar, mas principalmente saber ouvir. Ser um bom ouvinte trabalha a sua empatia e gera em você um ser humano menos egocêntrico.

2. Você usa seus amigos para satisfazer seus próprios desejos?

Esta á a famosa amizade por interesse, aqui a maioria vai pensar em questões financeiras, ah meus caros, não se engane existem outras formas de interesse por aí. Responda as seguintes perguntas:

- Você usa seus amigos para experimentar as coisas que você gosta e quer fazer? Mas nunca está disponível para o rolê que só interessa a ele?

- Você só convida esse seu amigo pra sair quando não tem outra opção?

- Você sempre escolhe o que vão fazer, sem nunca ao menos perguntar o que ele gostaria de fazer?

- Você fala mal dele e o diminui pra outras pessoas?

Se você respondeu sim, saiba que você está usando esse amigo para fazer com que você se sinta melhor, e um motivo pra você fazer isso é o sentimento de não se aceitar e a famosa baixa autoestima. Na realidade você está usando a outra pessoa pra encontrar uma “realização” que só será encontrada quando você aprender a se amar, pra depois amar o próximo. Lembre-se: amar o próximo como a ti mesmo. Você precisa olhar pra dentro de si para perceber o seu próprio valor antes de usar as pessoas que estão ao seu lado.

3. Você só liga quando você tem um problema 

Este é muito parecido com o tópico acima, a diferença é que este amigo se tornou o seu psicólogo pessoal. Por ser um bom ouvinte ele teve a graça ou a falta dela de só ter a sua atenção quando você está precisando conversar e vomitar os seus problemas. Se você tem alguma amizade que sabe de tudo sobre você, mas você nunca parou pra saber nada da vida dele, saiba que você está sendo tóxico, pois a amizade real é uma via de mão dupla. Seja um amigo de verdade, assim como a bíblia nos ensina.

"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." (Provérbios 17:17)

Seja um amigo ouvinte também, você vai ver com isso fará bem para a sua alma e para a sua amizade.

4. Você está sempre falando algo negativo Pensamentos negativos viciam e podem prejudicar o cérebro, por isso cuidado se o seu pessimismo é frequente e virou rotina. Seu cérebro percebe e sofre as consequências. Você sabia que a maioria dos pensamentos que a mente humana produz são negativos? Pois é, a maioria das vezes as pessoas estão produzindo pensamentos negativos. E já é comprovado cientificamente que pensamento gera comportamento e comportamento gera crença e toda crença se auto realiza. Por isso manter em mente sequências de pensamentos negativos pode gerar sim um vício que gera problemas de ordem emocional e doenças psicossomáticas.

Se tudo o que você fala é negativo e sempre foca no que está errado com você, com seus amigos e com o resto do mundo, você está sendo uma influência negativa e um amigo tóxico. Cuide do que anda saindo da sua boca, pois a Bíblia nos ensina que a língua tem poder pra curar e para matar. (Tiago 3:5)

5. Você desencoraja os seus amigos de seguir seus sonhos e objetivos

Muitos de nós passamos por problemas em nossa vida que nos deixam desanimados e com um sentimento de derrota. A vida é dura e é preciso muita coragem para enfrentar nossos desafios e sair do outro lado vitorioso. O problema é quando estamos nesse tempo ruim e passamos a sabotar as pessoas ao nosso redor.

Se você desistiu do seu sonho, não quer dizer que o seu amigo tem que desistir também. Se você não conseguiu, não significa que também não conseguirá. Um amigo de verdade abriria os olhos para a dificuldade mas estimularia o amigo a viver o seu sonho. Estaria presente nos dias difíceis com uma palavra de encorajamento. A inveja pode ser o maior vilão na sua vida, porque te impede de ser feliz e te estimula a querer impedir o outro também seja.  Não estou falando para você ser falso, você precisa primeiro encontrar novamente a sua paixão pela vida e depois trabalhar para encorajar e motivar seus amigos a fazer o mesmo.

Afinal, quem foi aquele que teve sucesso que não enfrentou algum fracasso? Aprenda com os erros e viva a vida na esperança de dias melhores, vá atrás do seu sonho e estimule os seus amigos a viver o deles, pois o sentimento de ver um amigo realizando um sonho é algo surreal. Experimente!

Bem, se você se encontrou em algum destes tópicos procure mudar as suas atitudes e você vai perceber o quão é maravilhoso ser um amigo de verdade, sem nenhuma atitude tóxica. Resolva os problemas da sua alma, peça perdão se preciso for e experimente ter atitudes diferentes. 

Eis na bíblia o antidoto para a sua toxicidade:

"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês." (Romanos 12:10)

308 visualizações0 comentário

Me siga nas Redes Socias

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

© Bethânia, meu amor! 

Livro de Ficção 

© 2019 Priscila Passoni

Bethânia, meu amor! | Logo

Email para Contato:

bottom of page